top of page

Você sabe a diferença entre atividade física e exercício físico?

Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico. Entenda a diferença.


No início dos tempos, o ser humano realizava um intenso esforço físico na realização das suas tarefas diárias. Hoje em dia, devido ao avanço das tecnologias, as máquinas assumem tarefas físicas que antes eram realizadas manualmente. O uso do automóvel para a locomoção, o uso de robôs para limpeza da casa, trabalhar e estudar em frente ao computador, são algumas tarefas que reforçam o comportamento sedentário, e aumentam o risco de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.


Quando pensamos em uma vida saudável, logo vem em mente exercícios como musculação, e uma rotina pesada e regrada que os atletas seguem para manter o condicionamento físico, mas na realidade a atividade está inserida no dia a dia de todos. Saiba qual a diferença entre atividade física e exercício físico:


Atividade Física

É considerado uma atividade física, qualquer movimento corporal que resulte num gasto de energia maior do que em repouso. Alguns exemplos de atividade física são: andar, limpar a casa, ir caminhando ao mercado, dançar, subir as escadas, cozinhar e até mesmo ficar em pé ao invés de sentado/deitado.


Exercício Físico

Exercício Físico é um esforço previamente planejado, estruturado e repetitivo que busca melhorar ou manter as capacidades físicas. Alguns exemplos de exercício físico são: agachamentos, polichinelos, musculação, entre outros movimentos para fortalecer os músculos, aumentar a resistência e desenvolver a flexibilidade corporal.


Afinal, é melhor praticar atividades físicas ou exercícios físicos?


Ambos são benéficos para a saúde. Caso a sua rotina não te permita praticar exercícios elaborados, introduza algumas mudanças de hábitos no dia a dia, como caminhar ou pedalar para se locomover, reduzir o tempo sentado ou deitado (assistindo TV, jogando vídeo game, usando o celular), dançar nos momentos de lazer, etc…


Intensidade do esforço físico

Leve: Exige o mínimo esforço físico e causa um pequeno aumento da respiração e dos batimentos cardíacos. Em uma escala de 0 a 10, a percepção do esforço é de 1 a 4. Você vai conseguir respirar tranquilamente e conversar normalmente enquanto se movimenta.


Moderado: Faz você respirar um pouco mais rápido, aumenta moderadamente os batimentos cardíacos. Em uma escala de 0 a 10, a percepção do esforço é de 5 a 6. Você vai conversar com dificuldade enquanto se movimenta.


Vigoroso: Exige grande esforço físico, faz você respirar muito mais rápido e aumenta os batimentos cardíacos. Em uma escala de 0 a 10, a percepção do esforço é de 7 a 8. Você não consegue conversar enquanto se movimenta.


O Programa Sampa Saúde em Movimento

Em busca de levar a orientação adequada sobre a prática de atividades físicas, e sobre nutrição para todos os cidadãos, o SAMPA Saúde em Movimento está em 15 parques e praças da capital paulista. O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Além das aulas ofertadas em espaços públicos, o projeto conta com duas unidades móveis de atendimento com tecnologia de ponta, para realizar a avaliação física e o exame de bioimpedância gratuitamente.


Confira a agenda semanal das unidades móveis de atendimento:


Parque Santo Dias

Endereço: Travessa Jasmim da Beirada, 71 (Portão I) - Capão Redondo

Quinta (27) e Sexta (28) das 7 às 11h e das 14h às 18h.

Sábado (29) e Domingo (30) das 7 às 12h.


Parque Chico Mendes

Endereço: Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho

Quinta (27) e Sexta (28) das 7 às 11h e das 14h às 18h.

Sábado (29) e Domingo (30) das 7 às 12h.


Mais informações:

Instagram: @sampasaudeemmovimento

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page